Estamos completando um ano do primeiro lockdown, e talvez o único que realmente tenha sido cumprido nesta Pandemia. Em 2020 quando todas as empresas precisaram fechar as portas, muitas dúvidas em relação ao futuro surgiram. Como iremos nos manter? Porém, se há algo que situações extremas ensinam, é como podemos nos adaptar e enfrentar a adversidade com uma perspectiva inovadora. Passado um ano, quais foram as “soluções” que se consolidaram? E, você, como está se adaptando a elas?
Segundo um levantamento, mais de 10 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez na internet durante a pandemia e quem já tinha o costume começou a comprar produtos diferentes. É por isso que a presença digital se tornou sinônimo de sustentabilidade das empresas em meio à crise.
Estar na internet, seja através de um site, um portal, um e-commerce ou redes sociais não é mais apenas uma questão de diferencial da empresa significa mais acessibilidade aos consumidores em poucos cliques – afinal, se tem algo que se posicionou com autoridade nesse período foi o ser consumidor: mais exigente, seletivo e em busca da melhor experiência de compra; tudo isso em busca do melhor preço e maior rapidez.
O consumidor ganhou tempo para usufruir de seu momento de compra ao mesmo passo que passou a ter pressa para ter acesso ao seu desejo realizado.
E por isso que as empresas que estão desbravando este território online precisam prestar atenção no conceito de User Experience. O ponto chave para o desenvolvimento de um site é: qual é a experiência que o meu consumidor vai ter com a interação nele?
Uma dica para pensar nesse sentido é que, assim como as empresas precisaram de um período de adequação de suas práticas para operar na internet, uma leva de consumidores também se viu perdido com esse cenário. O letramento digital é tão importante quanto o que tivemos no mundo analógico. Então, para facilitar essa leitura de mundo, o site precisa ser intuitivo, amigável e responsivo.
Mas, e quando tudo isso passar?
Bem, a resposta para essa pergunta é simples: a única certeza que temos é que o mundo nunca mais será igual ao que era. O futuro começa a ser desenhado a partir das iniciativas presentes, e a pandemia e o lockdown ficarão como um grande aprendizado.
De acordo com o relatório Global Outlook 2021, da Mastercard, boa parte da participação que o e-commerce conquistou durante a pandemia veio para ficar. A expectativa é que de 20% a 30% das operações que migraram das lojas físicas para o meio digital durante o lockdown vão ser permanentes quando o surto chegar ao fim.
É nesse ponto que um bom planejamento de Marketing Digital se torna fundamental.
Então de e forma muito superficial, nossa dica é: mantenha sempre uma boa interatividade pelas redes sociais. Outras estratégias específicas precisam ser traçadas com foco na sua organização e são individualizadas.
Por isso, ficaremos felizes em te auxiliar nesta jornada. Nosso trabalho é posicionar sua empresa na web, seja em um site ou nas redes sociais, pois sabemos o quanto essas ferramentas são importantes e, agora, indispensáveis.
Estamos na torcida para que tudo isso passe o mais rápido possível, mas enquanto o mundo se transforma, nós também seguimos mudando e ajudando as empresas a se prepararem para este futuro que começou tão repentinamente.
Conte conosco nesse desafio!
Especialista em Marketing Estratégico / MBA em Gestão e Empreendedorismo
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