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   por Lindsay Ganzer   |   Marketing

Reality Show e a estratégia para entretenimento

Reality Show e a estratégia para entretenimento


Com a estreia de mais um reality show Brasileiro, paramos para analisar a estratégia que faz esse tipo de entretenimento ser tão popular, após tantos anos.

Segundo estudos, assistir a reality shows é uma forma segura e acessível de ter experiências e informações que, de outra forma, seriam ilegais ou inacessíveis, para maior parte da população.  Isso veio muito bem neste momento de isolamento social. Viver uma “vida normal” mesmo que através de outras pessoas, fez com que o público se engajassem com o BBB21, deixando o programa por diversas vezes no topo das tags mais comentadas do tweeter, a frente de assuntos como covid 19 e política.

As pessoas buscam de por maneiras de fugir da realidade, principalmente nesse período de Pandemia. Esse refugio no entretenimento tem ajudado na descontração e a se desligar das questões tão pesadas que estão ocorrendo.

Mas e falando de marketing, quais as vantagens de anunciar em um reality show?

Se por um lado o público busca “fugir da realidade” de certa forma. De outro, o mundo do entretenimento tem altos rendimentos financeiros. As cotas para anunciantes Master do BBB21 custaram em torno de R$78 milhões cada. Juntando com as cotas Anjo e outras formas de patrocínio menores durante a edição, fizeram com que a Globo iniciasse o programa com um valor de R$ 470 milhões.

Uma simples chamada no intervalo de 30 segundos chegou a custar R$ 508 mil. Com isso em apenas um intervalo comercial, a Globo duplicou o valor do prêmio dado ao vencedor da Edição.

Os valores não são baratos e as marcas que patrocinam o reality show usam de estratégia, para recuperar o investimento. A Americanas por exemplo, voltou a ser patrocinadora Master do programa, devido aos bons resultados na edição de 2020. Com um aumento de 390% no volume de downloads do seu aplicativo durante a exibição da atração em 2020.

E o que podemos aprender com essa experiência reality show?

Estratégia. Tanto do ponto de vista dos participantes, quanto dos patrocinadores e até mesmo da produção. A sacada que o Boninho teve em reviver o BBB utilizando do marketing de influência, vem de encontro com o crescimento desse universo digital. O que então, engajou o público em voltar a assistir o programa, para saber, como aquelas pessoas tão conhecidas agiriam na vida real.

Essa exposição foi boa também para os influenciadores, que tiveram a oportunidade de divulgar a sua marca e seus produtos em cadeia nacional. O que nos mostra mais uma vez a importância da estratégia de marketing.

A cantora Manu Gavassi, aproveitou a sua participação durante o reality show de maneira muito inteligente. Quando deixou gravada uma série de vídeos que foram disparados de forma simultânea conforme a sua participação no programa ia crescendo. O boom foi tanto que influenciou participantes de outros realitys a fazerem o mesmo.

Essa estratégia manteve seus seguidores engajados e fez com que suas redes crescessem mesmo com a cantora em confinamento.

Essa estratégia omnichannel também foi muito usada pelos patrocinadores do reality show. Que aliaram as ações feitas dentro da casa, com outras feitas fora da casa, unindo o universo online e off line.

Como funciona na prática?

O MC donnalds por exemplo entrou para o tópico mais comentado no tweeter durante a festa do pijama. Com a inserção feita pela marca no BBB21. A busca pelos termos McDonald’s e Méqui Box no Google apresentaram um aumento significativo, atingindo o pico dos resultados de busca por volta da 23 horas. Muitas pessoas começaram a pedir o lanche e postar nas redes sociais dizendo que também estavam participando da festa. Gerando muito engajamento orgânico espontâneo.

A marca não parou por ai e então passou a comercializar produtos exclusivos inspirados no reality show, essa forma de estratégia uniu mais do que um meio de divulgação, engajou muito os consumidores e isso converteu em vendas para a empresa.

Investimento. Investir é fundamental. Mesmo marcas já consagradas investem pesado na divulgação de seus produtos para alavancar as suas vendas. Quer resultados? Invista.

Avalie todas as variáveis.

Nem tudo são flores durante um programa ao vivo e de confinamento. São pessoas diferentes convivendo diariamente e as coisas podem fugir do controle. Por isso pensar de forma estratégia é essencial para as marcas.

Ter um plano de gestão de crise é sempre importante em qualquer lançamento ou campanha publicitária. E em um reality é essencial. A Coca Cola por exemplo, teve um mal momento durante o reality show deste ano. Isso porque seu nome ficou associado ao da participante Karol Concá, então vilã do programa. Que venceu uma prova do líder realizada pela marca. A internet não perdoou e logo começou o zum zum zum.

Em resposta rápida a marca fez uma série de posts com as latinhas do refrigerante com dizeres sobre o caso. Lidando de forma engraçada com a situação.

Reality Show e a estratégia para entretenimento

Com isso quem aproveitou o gancho foram as concorrentes da marca que já apoiaram o reality em outras edições. Elas acabaram fazendo um jabazinho, brincando que na época delas o resultado tinha sido bem diferente.

Com isso vemos que:

Lidar com o marketing num reality show não é muito diferente do marketing aqui da vida real. É preciso sempre ter uma boa estratégia de lançamento, trabalhando em todas as formas possíveis de contato com o público. Analisando todas as variáveis, contra imprevistos. A empresa precisa estar atenta para uma resposta imediata.

O desejo do público alvo deve ser levado em conta. Por tanto, trabalhar com as expectativas dos consumidores com relação a sua entrega de forma assertiva, aumenta o engajamento da sua marca e fortalece a conversão em vendas.

O seu publico precisa se identificar com a seu produto. E sentir a veracidade da sua ação com a sua postura e ideologia de marca. Do contrário o tiro pode sair pela culatra e o efeito ser o inverso do desejado.

Lindsay Ganzer

Design de Produto Uni FTEC | BA Art and Design UAL University of the Arts London

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