Na era digital as empresas estão muito focadas em se destacar na internet. É claro que essa atenção voltada para as mídias sociais e google são de suma importância, mas isso não é tudo, a empresa precisa estar presente também no mercada em que ela atua, de maneira física, seja com uma sacola, um spot de rádio ou até mesmo um outdoor. Esses pontos de contato com os consumidores precisam ser alimentados.
Mas o que são pontos de contato de marca?
Os pontos de contato são todas as formas de interação que o público tem com a marca, seja de forma digital, anúncios impressos, embalagens dos produtos, atendimento, e até mesmo precificação. Todos esses pontos geram uma experiência ao consumidor.
A experiência de marca é uma pratica que se faz cada dia mais necessária para as empresas. É ela que vai gerar interesse do seu público pela aquisição de seus produtos. Tudo gira em torno da percepção do cliente para com a sua marca. E sem visualização, sem a comunicação de forma adequada, isso fica complicado. Pois as pessoas ficam pouco tempo com a sua marca na cabeça, e numa busca rápida, irão optar pela marca que mais lhe tenha marcado nos últimos tempos.
Durante o dia somos bombardeados de informações, seja no Whatsapp, Instagram, Linkedin, Clubhouse, assistindo um video no youtube, etc. E será que seu cliente consegue lembrar de sua empresa somente usando o digital?
Isso vai depender de diversos fatores, como por exemplo: A forma como você comunica através das redes, o apelo visual que sua marca tem e se ele se conecta adequadamente com seu público, se o conteúdo que você divulga atrai novos clientes, ou se o cliente já tem algum tipo de experiência de compra do seu produto.
Mas contar apenas com esse cenário ideal de visualização em um meio tão concorrido é um tanto quanto presunçoso, até mesmo grandes marcas com milhares de seguidores, investem em outros canais de comunicação para que seus clientes se sintam abraçados de diversas formas.
Um grande exemplo disso, é a marca Apple que construiu um verdadeiro império em torno do Design de experiência. A propaganda de divulgação de um dos seus modelos de telefone lançados em 2020 girou toda em torno da experiência do usuário ao abrir a caixinha do aparelho e tirar os lacres do produto. Praticamente não mostrou o smartphone em si, mas entregou ao público pessoalidade, foi a forma da empresa demonstrar que tão importante quanto o produto, é a experiência que consumidor tem quando adquiri um Apple.
Os pontos de contato são importantes para destacar a sua empresa em um processo que chamamos de encantamento que também faz parte do marketing digital, porém existe a muito mais tempo nas mídias convencionais.
Em um mundo cada vez mais competitivo é importante o reforço de sua identidade visual, e o marketing de interação precisa do design para mostrar as pessoas que sua empresa existe e está presente em vários locais ao mesmo tempo e não somente nas redes. Para isso podem ser trabalhadas diversas formas de divulgação e fortalecimento de marca, como por exemplo:
Logotipo – Identidade Visual é a cara da sua empresa, ela precisa estar bem apresentada, com um design que converse bem com seus consumidores, afinal ela será a linha de frente e estará exposta em vários locais.
Patrocínio de eventos – Exposição de marca, ajuda no reforço de marca e ainda trabalha o engajamento social da sua empresa com o público.
Embalagens – Além de destacar seu produto no expositor, deve proporcionar uma boa experiência de usabilidade ao usuário.
Banners em eventos – Uma forma simples de contato direto e reforço de marca.
Outdoors – Reforço de marca, é estar presente de forma subjetiva no dia a dia dos consumidores
Brindes – Forma de estar sempre junto com o cliente de maneira subjetiva.
Uniformes – Identificação da marca, proporciona segurança e seriedade da marca para com o consumidor, e também é uma forma indireta de venda.
Impressos – Cartão de Visitas – Anúncios de Jornal – São importantes formas de comunicação com os consumidores, pois tornam o contato mesmo que de forma subjetiva mais palpável.
Rádio e TV – Reforçam e dão maior credibilidade da marca para com seu público. Principalmente quando falamos em comunicação de empresas para públicos de cidades pequenas.
Quanto mais sua marca for vista melhor, claro que de forma estratégica e bem pensada para não saturar o cliente ou causar efeito inverso, lembrando que os pontos de contato são apenas a ponta de uma comunicação que precisa ser trabalhada de forma assertiva.
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Bacharel em Design / MBA Marketing Estratégico e Ciências do Consumo / Professor Universitário
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